terça-feira, 24 de junho de 2014

"Ganda" chalaça ...apanhados na própria "rede"

Extrato do parecer da Sociedade Portuguesa de Matemática sobre o exame de matemática de 9ºano.

Afirmar que todos os alunos nível 4 deviam resolver corretamente 100% do exame parece-me um pouco hummm ... estranho, arrogante, pouco humilde, de quem não conhece nem trabalha com miúdos. E é nestas alturas que as palavras se voltam contra nós ...Na proposta de resolução do exame da SPM, na questão 4.2. cometem um erro de transcrição do valor (trocam um 4 por um 3) e os erros de transcrição tem uma penalização, segundo os critérios de correção, é mínima mas aplica-se, logo a SPM na sua proposta de resolução não tinha 100%.  SPM aluno nível 3???
Erros todos cometemos, mesmos os melhores, elevar a fasquia ao máximo nos pareceres que emitem, às vezes dá nisto ... BUSTED!
Proposta do IAVE - sem erros
Proposta SPM e o erro de transcrição

No meu entender, um exame equilibrado, bem conseguido, sem perguntas muito difíceis nem muito fáceis. Faltava talvez uma questão com um grau de dificuldade elevado para fazer a diferenciação...digo eu! Gostei do exame ... e os meus alunos também. Comentário deles à saída "Stôra, os seus testes eram bem mais difíceis"  :)! Mas, por vezes, é nos teste fáceis onde mais erros dão e pelas observações que fui ouvindo dos meus alunos, esperam-se os erros típicos e os erros de distrações.


Exame Matemática 9º ano - caderno 1 e caderno 2

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...