quarta-feira, 19 de março de 2014

Moinhos da Holanda

Holanda é também conhecida pelos seus moinhos de vento já foram 10 000, neste momento estão cerca de 1000 em funcionamento. 
Zaanse Schans, a 20 minutos de Amesterdão, é uma aldeia muito turística para a qual foram "transportados" alguns dos moinhos e casas mais bem preservados daquela zona da Holanda e onde são recriadas algumas das tradições locais: o processo de fazer o queijo numa queijaria, a produção dos sapatos do traje tradicional holandês (socas de madeira) e o funcionamento dos moinhos (8 no total). 










Mostarda, corantes e pigmentos, óleo de amendoim e outros tipo de óleos, serrar madeira é o que se faz e produz neste conjunto de moinhos, que estão quase todos em funcionamento. Apesar de ser um local extremamente turístico, é uma visita interessante e um passeio pela história, alguns dos moinhos estão em funcionamento desde o século XVII.















Os dezanove moinhos de Kinderjick, situam-se a cerca de 2h30 de Amesterdão,  são património mundial da Unesco e tinham com objetivo retirar a água dos canais, evitando assim as cheias, um problema recorrente na Holanda que há 300 anos "controla" em terra e com sucesso, a influencia do nível das águas do mar. Os moinhos não estão em funcionamento desde finais de 1927 mas são habitados e estão muito bem conservados. 

O sistema, que atualmente, que substitui a função desempenhada anteriormente pelos moinhos 



 Os moinhos - um passeio longo e agradável como banda sonora de fundo os bandos de patos reais e outros que tais a grasnar!












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...