domingo, 16 de fevereiro de 2014

A nossa ida à Kidzania

Embarcámos na aventura de passar um dia na Kidzania - a cidade das crianças- foi uma experiência cansativa mas muito educativa, reveladora e que a pequenada adorou!
"Empulseirados", cheque de 50 kidzos (moeda oficial da kidzania)  na mão dos dois pequenos mais velhos e fomos à descoberta da cidade! 1ª paragem no banco para levantar o dinheiro do cheque e a partir daí foram carteiros, bombeiros, polícias, seguranças,  repórteres da SIC, construíram e pintaram casas, participaram no espectáculo de magia, fizeram cereais e sumos, foram pediatras na maternidade (uma verdadeira lição de como tratar de um bebé - válida e apreciada por qualquer mãe de 1ª viagem), tiraram a carta de condução, fizeram perfumes, etc ...fartaram-se de trabalhar.






(as várias camadas de tinta da casa)

 Os monitores dirigem-se às crianças sempre por "Senhores e senhoras". Dizem Olá que e é "Kay" na linguagem da kidzania e adeus que é "Zi", acompanhados dos respectivos gestos, no início e fim de cada actividade.
Depressa  perceberam que precisavam de ganhar dinheiro para depois poderem tirar a carta de condução, dar uma volta na pista de fórmula 1, ir ao Mcdonalds fazer o seu hamburguer ou à PizzaHut fazer uma pizza, entre outros. 
Engraçada a reacção de cada um dos pequenos a estas vivências: a pimpolha mais velha, muito easy going, sem se preocupar muito com o dinheiro, 1ª visita que fez foi ao salão de beleza para arranjar as unhas e a seguir à perfumaria para fazer o seu próprio perfume. Indecisa no que gostaria de fazer no passo seguinte,  dadas as muitas opções existentes, fez tudo com muita calma e ao seu ritmo. O pequeno do meio queria era trabalhar para ganhar o seu dinheiro mas tem ali umas costelas de forretice: ficou todo indignado quando teve de pagar para assistir ao espectáculo de magia enquanto que a mana mais velha recebeu dinheiro por ser assistente do mágico e acrescentou "Eu também posso ajudar o mágico" quando lhe explicámos que ainda não tinha idade, fez cara feia mas lá foi pouco convencido e quando saiu disse "Agora só quero daquelas em que se ganha dinheiro!". Recusou-se a entrar na maternidade com as manas dizendo "Isso é coisa de miúdas!" - olha o estereótipo! E no final do dia, depois de ter trabalhado tanto foi curtir: voltas na pista de carros, atelier de pintura e afins. A mais pequena gostou muito de ir à maternidade e lá foi acompanhando, ao seu ritmo, os manos. No final do dia, os pequenos mais velhos tinham acumulado cerca de 100 kidzos cada um e, sem receio nem medos, foram depositá-lo no banco, empunhando, orgulhosamente, à saída o seu cartão multibanco. 
Um dia em cheio onde a pequenada aprendeu o que era desempenhar várias profissões e as tarefas inerentes à mesma, a noção de poupar para poder gastar em pequenas coisas que nos dão prazer mas custam dinheiro, as vivências e o papel de viver em comunidade numa pequena cidade. Ainda tiveram sorte, eles e nós, de ser o 2º domingo do mês onde os pais podem participar com os filhos em diversas actividades :).   
O recinto é muito seguro e não há o risco das crianças se perderem, cada pessoa tem uma pulseira e ficam todas associadas, ao longo do recinto há várias postos onde basta aproximar a pulseira e dá de imediato a localização no mapa e mostra uma fotografia de onde se encontra cada elemento do grupo. 

Não é fácil gerir os diferentes interesses de cada criança em cada actividade, muitas vezes, cada um quer fazer sua coisa, e o ideal é deixá-los portanto como actividade de grupo só funciona se as crianças tiverem todas mais ou menos os mesmos gostos, o que quando há meninos e meninas é mais difícil de gerir .
Uma experiência a repetir e que recomendamos vivamente e onde compensa muito comprar o bilhete de família!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...