sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Riqueza mundial

Ando a matutar em alguns dados do Global Heath Report 2014 há algum tempo! Levaram-me a ver/pensar o mundo sobre outra perspectiva, aquela em que somos imensamente ricos, quando comparados com a maior parte da população mundial. 
Segundo este estudo, em 2014, uma pessoa para pertencer ao grupo que contém 50% das pessoas mais rica, a nível mundial, basta, subtraindo as dívidas contraídas, ter cerca de 3260 euros em bens. Para pertencer ao top dos 10% mais ricos, a nível mundial, é necessário ter cerca de 69 000 euros em bens, subtraindo as dívidas. 713 000 euros em bens, excluindo as dívidas, é o necessário para fazer parte dos 1% pessoas mais ricas mundialmente! Dá que pensar...

A pirâmide da riqueza mundial em 2014

















Outros dados relevantes:

  • 0,7% da população (os mais ricos) detém 44% da riqueza mundial (bens superiores a cerca de 1 milhão de euros);
  • 69,8% da população (os mais pobres) detém apenas 2,9% da riqueza mundial
  • a classe média europeia (bens superiores a 100 mil euros, tirando as dívidas) detém 41,3% da riqueza mundial e representa 7,9% da população mundial. Elucidando, qualquer pessoa, na Europa, que seja proprietária de uma casa, da qual não esteja a pagar empréstimo ao banco, ou que esteja praticamente paga, pertence a este grupo (o 2º a contar do topo da pirâmide apresentada em cima)
Antes de nos queixarmos das nossas condições de vida, devemos pensar nas condições de vida de cerca de 90% da população mundial ... É uma questão de perspectivas, mas onde, normalmente, aplicamos a máxima "Com o mal dos outros posso eu bem!" - poder até posso, mas não me é de todo indiferente, nesta e noutras situações!

Distribuição da riqueza mundial, por regiões, em 2014


Interessante observar as discrepâncias entre a China e a Índia, que representam metade da população mundial (1/4 cada uma) e as assimetrias entre muito ricos e muito pobres em cada região. 

Vale a pena perder um pouco de tempo e meditar sobre este assunto!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...