terça-feira, 1 de julho de 2014

Rituais

Benção de finalistas do pequeno do meio: missa, com um padre com muito espírito, todos vestidos a rigor, cada um com a sua bata, muito penteadinhos e compenetrados, cantaram sem hesitações todas as músicas do reportório da missa, e as manas na assistência a ajudarem (aí, que os meus filhos estão tornar-se um "beatos" e com orgulho, aparentemente), entrega de diplomas e uma pequena atuação nas escadarias da entrada, para a qual tiraram a bata e envergaram a t-shirt autografada por todos os colegas de sala, decorada com um coração de feltro feito por eles! Foi muito giro e no fim, muitos pais, auxiliares e educadoras com lágrimas nos olhos... aos miúdos acho que lhes passou esta parte ao lado ... coisas de gente crescida!

Para as educadoras e auxiliares, foram 3 anos a vê-los crescer, todos os dias um bocadinho, e a ter um papel ativo no processo, que nem sempre é fácil nem conciliador. Os laços criam-se e numa idade tão tenra o afeto é, talvez, especialmente na fase inicial, o principal, depois vêm as regras e as tarefas. Da nossa parte um MUITO OBRIGADA por tudo, 5 estrelas!
É o fim de mais uma etapa, o pré-escolar, para dar início a uma nova etapa, o 1º ciclo. Com aconteceu aquando da pimpolha mais velha, continuo a gostar muito pouco desta transição, começa a haver horários para cumprir rigorosamente, trabalhos de casa, testes, estudo ... enfim, menos tempo para a brincadeira livre e o fim de uma fase que adoro! Agora, começamos a ficar mais crescidos, as parvoíces mudam de tom e de conteúdo e a partir daqui é sempre a piorar, dizem, "E se pensas que passa daqui a 20 anos, está muito enganada" diz a minha mãe! Pois ... já começo a vislumbrar, por vezes, isso na pimpolha mais velha :(
Na sua atuação final, cantaram uma música que tem uma letra muito bonita:

A ESCOLA, MEU MUNDO de Noémi Reis  

A escola é um mundo 
Que gira sem parar 
Na mochila levo os sonhos 
Que construo devagar 

A escola é uma porta 
De entrada e de saída 
É aqui que eu aprendo 
Uma lição para a vida. 

A aprender e a estudar 
A correr e a saltar 
Canto eu e danças tu 
A alegria está no ar 

Colegas e professores 
Todo o pessoal também 
Em todo o lado há alegria 
Na escola estamos bem. 

No canto do coração 
Minha escola vai ficar 
Os sonhos levo-os comigo 
E histórias por contar. 

Na escola eu aprendo 
A crescer em cada dia 
O futuro é já hoje 
Com sementes de alegria.

Não tenho dúvidas, que para eles, a escola representou exatamente o expresso na música, só espero que assim continue por muitos e bons anos! Era tão bom que representasse isto para todos os miúdos mas receio que ...coisas e cenas de professora, adiante!
Podem ouvir em baixo as retificações dos pais, no início, e o seu espanto face ao entusiasmo dos miúdos e à música. Muito difícil não verter um lágrima...eu verti várias :)

Escutai ...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...