quinta-feira, 31 de julho de 2014

Nós por cá, é sempre em festa!

Base Militar da Nato - muitas antenas- sobre a Praia da Fonte da Telha.

Os pratos e talheres têm inscrito "Marinha de Guerra". Segundo fonte interna, a sericaia é uma sobremesa típica nos menus da marinha.


Paparoca boa, espaço agradável e um decoração xpto :).

Uma animadora "científica" para os miúdos - Nandocas (Yeah) -excelente, das melhores, se não a melhor que já vimos, e já vimos várias. Os miúdos vibraram.
A mesa da cientista

O segredo de grande parte das experiências: o famoso gelo seco que não é gelo mas sim dióxido de carbono em estado sólido (a -80ºC daí a necessidade de usar luvas). Chama-se seco porque passa, diretamente, do estado sólido para o gasoso (sublimação).

O fumo rasteirinho que vemos muitas vezes nos espetáculos e nos filmes. Balde com água quente onde se junta algumas "pedras" de gelo seco.

Água e detergente da loiça, no fundo de um copo, com 2 ou 3 pedras de gelo  seco. Espuma fumegante, que quando se aperta transforma-se em "fumo", a sair, continuamente, do copo.


Água e gelo seco. Contido, o dióxido de carbono gasoso faz a tampa "saltar" em grande velocidade.

Bolinhas de sabão - o mesmo principio que a espuma mas com o dióxido de carbono gasoso a sair "em fio", e mergulhado no copo com água e detergente. 


Fazendo algodão doce utilizando apenas açúcar e a máquina de fazer algodão doce. 
O açúcar colocado, no recipiente central, derrete com o aquecimento, sai pelos orifícios da máquina e a força centrifuga projeta e arrefe o acúcar, passando este novamente ao estado sólido, em forma de "fios" que se concentram nos bordos da "panela"!
As cores do arco íris a partir das três cores prinicpais, o ovo cozido a "entrar" num balão erlenmeyer foram mais algumas das experiências que arregalaram os olhos da pequenada!
Não é magia apenas ciência em ação! Gostámos muito: miúdos e graúdos :)

Mais um dia em cheio: muitas brincadeiras e convívio :)

Aqui ficam os contactos da "Cientista" Nandocas - Yeah
 Fernanda Albano : 964 317 242
yeah.nandocas@gmail.com

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...