terça-feira, 15 de julho de 2014

Aproveitamentos gulosos

Para aproveitar umas bananas que já estavam muito maduras, e que ninguém aprecia cá por casa, fiz, com duas pequenas alterações, o Bolo Upside Down de Banana da Joana Roque. Os meninos da sala da pimpolha mais nova disseram que estava muito bom! Aqui fica a receita:

Ingredientes:
4 bananas cortadas em rodelas
100ml de caramelo líquido
4 ovos
150g de manteiga
150g de farinha
120g de açúcar
canela q.b.

Preparação:
Untar muito bem uma forma redonda, sem buraco. Dispor a banana em rodelas e polvilhar com canela a gosto. Verter o caramelo líquido sobre as bananas e reservar. Numa taça, misturar a manteiga com o açúcar, os ovos inteiros e a farinha e colocar sobre a mistura de bananas e caramelo. Levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC, durante 30 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

Nota: Como não tinha muito tempo e estava muito calor, cozi o bolo no microondas, e não no forno, na potência máxima cerca de 10 minutos. O tempo de cozedura de um bolo no microondas é cerca de 1/3 do tempo que seria no forno normal. Não ficam é tão fofinho como no forno mas são igualmente bons em termos de sabor.


Uma torta de claras com recheio de maçã para aproveitar as claras restantes de um belo doce de ovos. Todos apreciaram apesar de não ser muito doce, é apetitosa. Não ficou muito grande, desapareceu num ápice.

Ingredientes
6 claras
2,5 colher de sopa de açúcar
3 maçãs
canela q.b
sumo de 1 limão pequeno


Bater as claras em castelo. Adicionar 1,5 colher de sopa de açúcar e bater bem de forma a obter um merengue firme. Untar um tabuleiro com um pouco de manteiga, forrar com papel vegetal e untar novamente com manteiga. Levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 10 minutos. Deixar arrefecer no interior do forno. Desenforme depois de estar quase frio (morno) e colocar sobre um pano.

Para o recheio, descascar as maçãs e cortá-las aos pedacinhos para um tacho. Levar a cozer com um pouco de água no fundo, juntando o sumo do limão, 1 colher de açúcar e a canela a gosto. Deixar cozinhar, em lume médio, cerca de 10 a 15 minutos. Triturar o preparado com a varinha mágica. Disponha o puré de maçã sobre a torta e, com a ajuda do pano, e se tiver, polvilhe com amêndoa ralada, enrole. Polvilhe com canela e sirva.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...