sábado, 28 de setembro de 2013

Os Simpsons e a matemática

Vários matemáticos na equipa que escreve e dirige os Simpsons, série que marcou a década de 90. Na série existem breves referências a importantes teoremas matemáticos e várias math jokes para os mais geeks que passam despercebidas ao comum mortal. Um artigo muito interessante: The Simpson´s secret formula: it´s written by maths geeks

No episódio "The Wizard of Evergreen Terrace" (1998), o Hommer decide ser inventor e numa imagem que passou durante 1 segundo, se tanto, põe em causa o Teorema de Fermat: 

398712 + 436512 = 447212

O Teorema de Fermat que esteve, tão só e apenas, 300 anos à espera que alguém o conseguisse demonstrar, e encabeçava a lista dos 10 grandes problemas por demonstrar da matemática. Quando o próprio Fermat afirmou que a sua demonstração cabia no canto de uma folha, embora nunca a tenha apresentado. Andrew Wiles trabalhou, durante 7 anos, para conseguir demonstrar o teorema de Fermat, cuja demonstração está longe de caber num canto de uma folha, ou mesmo de várias, conseguiu, em 1995, o que muitos tentaram e falharam - demonstrar que é impossível a equação: 

 xn + yn = zn, para n > 2 

E o Hommer Simpsons, 3 anos depois, do teorema ser demonstrado ... enganou-se, um erro inferior a 0,000000002; mas deixou os poucos mais atentos a estes pormenores a pensar no assunto. Way to Go Hommer! Claramente, há na equipa dos Simpsons gente que gosta e percebe de matemática!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...