domingo, 28 de julho de 2013

Palácio da Ajuda - Exposição Joana de Vasconcelos

Cerca de 1h30 de fila de espera para entrar no Palácio indicou-nos a senhora da bilheteira e aconselhou-nos simpaticamente: "Falem com o meu colega à entrada porque com 3 crianças, e uma tão pequenina, esperar este tempo todo não deve ser fácil. Durante a semana não costuma haver tempo de espera". E assim lá fomos tentar a nossa sorte, o senhor à entrada hesitou e começou por dizer que não, teríamos que ir para a fila normal, nós agradecemos e, pacificamente, voltámos costa para nos dirigirmos ao final da fila e é então que o senhor nos chama e diz "Podem entrar, têm um bebé pequeno e num carrinho".  Afinal, afinal, não têm bilhetes para famílias numerosas, que no nosso caso nem era necessário porque as crianças só pagam a partir dos 6 anos, mas tivemos direito a esta pequena grande atenção, VIVA! 
Ao entrarmos no palácio foi impossível não recordar e comentar, a nossa visita, à 10 anos, na altura ainda solteiros e sem miúdos, não tivemos uma visita guiada mas sim uma visita acompanhada pois uma funcionária acompanhou-nos durante toda a visita apenas para acender e apagar as luzes em cada sala. É caso para dizer, já que acompanha porque não explicar ou fazer pequenas referências/enquadrmentos históricos, tornando a visita muito mais rica e interessante, aliás com é hábito dos "nuestros hermanos" e em vários outros países europeus, foi o comentário que nos ocorreu na altura. O engraçado é que a senhora até sabias vários pormenores interessantes porque 1 ou 2 pessoas colocaram-lhe questão que ela respondeu prontamente e concisamente. Enfim uma questão de cultura...ou não!
Na visita de hoje, a 3ª sala arrancou uns "Ah, ah!" à pequenada, "Jardim do Éden", um labirinto povoado por flores plásticas fluorescentes, onde a única fonte de luz na sala provém das flores. Penso que a pequenada apreciou mais o palácio em si, os adornos, objetos e simbolismos e a que se destinavam as salas do que propriamente a obras de Joana Vasconcelos, penso que essas acharam-nas curiosas e diferentes, não lhes suscitando grandes comentários. 
Diferentes, coloridas e bem enquadradas nas salas do Palácio as obras de Joana de Vasconcelos.  







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...