quinta-feira, 18 de outubro de 2012

No regresso da escola



"O que aprendeste hoje na escola, quais são os tpc e na natação como correu?" perguntei à pequena mais velha no regresso a casa ao que ela respondeu a tudo prontamente. O problema foi que o outro pequeno começou, simultaneamente, a contar uma aventura qualquer no recreio que envolvia qualquer coisa de "andar às lutas e aos murros", centrei-me neste discurso! Depois de mais um monólogo, meu, sobre bons e maus comportamentos, ele respondeu-me com o seu sorriso malandro "mas eu gosto de me portar mal, acho que não sei portar-me bem". Grrrrr, respirei fundo, contei até 10 e achei mais sensato deixar a poeira assentar para mais tarde voltar à carga! Perguntei novamente à pequena mais velha quais eram os tpc ao que ela me respondeu extremamente irritada "já te disse não vou dizer outra vez, devias ter ouvido!". A rapariga tinha razão mas ainda assim retorqui "quantas vezes tenho que repetir algumas coisas até tu ouvires e começares a prestar atenção?" ao que ela me respondeu ainda mais irritada " dizes n vezes!" e acrecentei "quando repito, respondo-te mal ou estou zangada?" ao que ela respondeu com um encolher de ombros "não, só quando tens de repetir muitas vezes." ao que ao finalizei com " e tu, agora, quantas vezes repetiste antes de te zangares?" e ela concluiu "aiiiiiii, nenhuma!"
É engraçado verificar o número de expressões que os miúdos adoptam porque nós as usamos com frequência e como as aplicam, geralmente, bem em diversos contextos, apesar de em alguns casos não perceberem de todo o seu significado "literal" mas a ideia fica registada. Foi o caso hoje da expressão "n vezes", que utilizo muito, usos do ofício e não só, saidinha da boca da minha pimpolha de 6 anos!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...