sexta-feira, 24 de agosto de 2012

De onde vêm as ondas do mar?


Esta foi a pergunta que a pimpolha mais velha me fez enquanto nos deliciávamos com uma bela banhoca no mar ao sabor das ondas! De imediato, pensei mas que boa questão e bastante apropriada à situação e respondi sinceramente: " não sei bem, temos que ir procurar na internet". Seguiu-se a pergunta lógica, por parte da pequena, "mas a internet sabe tudo?", o que me fez deambular pelo campo de nem tudo o que lemos é verdade, temos que pensar e procurar em vários sítios para confirmar uma informação, etc. Ao pesquisar no google a origem das ondas, a 2ª ou 3ª entrada continha algo do género "as ondas existem para os surfistas terem que fazer", ótimo exemplo para informação pouco útil encontrada na internet que a pequena de 6 anos excluiu logo como sendo a razão da origem das ondas, rindo-se e dizendo "isso não tem jeito nenhum". Ora então aqui fica as minha respostas/conclusões, as ondas são provocadas pelo vento a bater na superfície da água (fricção entre a água e o vento). O vento transfere parte da sua energia para a superfície da água gerando nas suas partículas movimentos elípticos. 
Outra pergunta interessante mas mais complexa é porque é que as ondas chegam à praia quase paralelas à costa? Esta fica para quando a pequenada for maior mas, no entretanto, vou pensando nesta  e noutras respostas que irão surgir. Não há nada como a curiosidade infantil, a famosa pergunta "porquê?" faz-nos pensar em coisas que damos como adquiridas e não procuramos a origem/razão. Questões pertinentes, úteis e engraçadas que, muitas vezes, não têm uma respostas simples mas que ajudam na construção do saber e aguçam as mentes curiosas. Adaptando um ditado popular "as perguntas (conversas) são como as cerejas, pegam-se umas às outras" e ainda bem que assim é, constitui um bom exercício conjunto entre o adulto e a criança. Devíamos indagar mais vezes "porquê?" na nossa vida quotidiana, talvez o cenário resultante fosse bem diferente, e mais animador, do que o atual!  

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora mas eu já tive na praia sem vento e havia ondas, até bastante grandes.
Será que isto está ligado à questão
"porque é que as ondas chegam à praia quase paralelas à costa?"

Pi disse...

Não me parece! Existem 2 tipos de ondas as geradas por ventos locais e as geradas em alto mar, a milhares de km da costa, sendo estas a que mais interessam aos surfistas! As ondas provocadas por ventos locais têm menor amplitude que as outras. Por exemplo, na Ericeira, as ondas que chegam à costa são, essencialmente, resultantes de tempestades e de ventos fortes no Atlântico.
É interessante a explicação apresentada em http://geofisica.fc.ul.pt/informacoes/curiosidades/ondasoceano.htm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...