terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Pré-sono, gatos, incertezas e mecânica quântica!

Pré-sono - a prática, maravilhosa, de adormecer no sofá e acordar, descansadamente, umas boas horas depois, com imensas coisas para fazer, e uma vontade imensa de permanecer exatamente no mesmo lugar! 
Ao acordar, de um pré-sono tranquilizador e reparador, por momentos, somos uma espécie de gato de Schrodinger, ali num estado meio a dormir meio acordado, não sabemos onde estamos, se é de dia ou de noite, respondemos ao que nos perguntam mas sem saber bem o que estamos a ouvir e muito menos a dizer mas que regaladamente consolados e contentes estamos. E, depois, vem a eterna questão é: "A que horas é que adormeci?" ou a variante "Há quantas horas estou nisto?" Questão pertinente que obedece ao princípio de incerteza de Heinsenberg
"Não podemos especificar sem ambiguidade os valores das observáveis posição e momento linear para uma partícula microscópica (...) Posição e momento linear são observáveis incompatíveis a um nível fundamental, uma vez que o conhecimento preciso do valor de um impede-nos de conhecer qualquer coisa sobre o valor do outro." (...) "[Esta limitação] está implícita na Natureza. Não tem nada a ver com nenhum aparelho ou com técnicas experimentais." 

Dedicado ao excelentíssimo esposo, praticante exímio desta arte, e que constatou este facto! MIAUUUUUUUU!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...