terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Natal 2014

 - "Têm que ensaiar para cantar uma música de Natal? Qual é que vão cantar?" pergunta o avô. Pimpolha mais velha entoa e, seguida pelos manos, começam, sem hesitações, a cantar e a dançar, efusivamente, (tanto, que a pimpolha mais velha deu uma valente cabeçada numa cadeira) a música de natal da rádio comercial. Muitas gargalhadas e avós estupefactos :)! Não sei bem que diga, nem o que significa esta escolha da pequenada, mas que é uma música com um letra à maneira, não há dúvidas, e que a malta da casa aprecia é evidente!

- A pimpolha mais pequena vibrou com a magia do Pai Natal e da entrega das prendas. Os manos mais velhos questionam-se e partilham as suas grandes dúvidas acerca da existência e de quem é o Pai Natal mas aproveitam toda e qualquer prova para justificar o continuarem a acreditar! É sempre bom questionar mas é ainda melhor, não deixando de duvidar, guardar um espacinho para apreciar os momentos partilhados, as gargalhadas, as recordações conjuntas de outros Natais e/ou vivências em família e os detalhes pensados e feitos com amor e carinho e tantos outras coisas boas pois é aí que reside a verdadeira magia.





"O Pai Natal veio cá e deixou pegadas e as prendas!" exclama pimpolho do meio todo contente na manhã dia de Natal! "Se fosse neve, já tinha derretido" diz pimpolha mais velha ao olhar desconfiada para as pegadas. "Tinha as botas sujas!" remata pequeno do meio.

- O Natal é tempo de partilha, pequenada espalhou e partilhou viroses entre manos, pais, avós e tio, nada de grave, umas más disposições ...!

-  Memórias e tradições que fazem parte da minha infância que ainda não dei a conhecer à pequenada, a juntar ao "To do list". Ainda não foi este ano que vimos o acender dos madeiros e depois do jantar tradicional da noite de consoada, com um frio de rachar, a caminho da missa do galo, visitámos e "apitachámos" os madeiros, já no adro da igreja há tantas ou mais pessoas que a assistir à missa, e no final muitos vão beijar o "menino" ao som de uma "assembleia" a cantar entusiasmadamente "Entrai pastores, entrai..." cujo refrão muitos, se não todos, dizem "OLEX, o céu e a terra " em vez de "Alegre-se o céu e a terra!". :) 


- IHIHIH, um belo texto sobre os preparativos para que tudo corra sobre rodas nesta época festiva e o papel do pai natal

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...