quinta-feira, 24 de abril de 2014

3 anos - princesa mais pequena

3 anos ... parece que foi ontem, muito "mimocas", adora dar e receber beijinhos e abraços, a mais "chorona" dos três, e com os manos como professores e modelos, é muito despachada, refilona e reivindica os seus e a igualdade de direitos como gente crescida ... dizem que é a mais parecida com a mãe :)  
 
Este foi o bolo de aniversário feito para cantar os parabéns com os manos e os avós mas que se transformou  numa festa improvisada ao ar livre, uma vez que São Pedro assim o permitiu, apesar da ventania, e "São Lourenço" nos recebeu, com os restantes convidados convocados em cima da hora. A ementa envolveu apenas o bolo de aniversário, pipocas, batatas fritas, línguas de gato, gomas, rebuçados e pintarolas, não houve tempo para mais, mas a pimpolha mais pequena adorou e divertiu-se à brava. A beleza das coisas simples e dos amigos :)! 


(o arborismo do pequeno do meio e de outro amigo)


(em braços)


(partilha de bichos da seda)

(Muitas brincadeiras no parque e 2 dedos de conversa ... perfect!)

Bolo de Ananás 

Ingredientes:
Bolo:
4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
240g de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha
100g de farinha
100g de maisena
1 + ½ colher chá de fermento

Cobertura:
200ml de natas
1 colher de sopa de sumo de limão
100g de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha

1 lata de ananás enlatado e a sua calda

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar a forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com farinha.
Com a batedeira eléctrica na velocidade máxima, bater os ovos com a água quente (durante 2 minutos), até a mistura ficar espessa e com espuma. Adicionar o açúcar e o aroma de baunilha, bater continuamente durante 3 minutos. Com a batedeira na velocidade mais baixa, juntar a farinha, a maisena e o fermento em pó, até obter uma massa fofa.
Levar ao forno até estar cozido deixar arrefecer e cortar o bolo em duas metades para rechear.

Cobertura:
Juntar às natas o sumo de limão e bate-las com a batedeira na velocidade máxima. Quando estas começarem a espessar, juntar aos poucos o açúcar. Bater até ficar bem firme. Reservar no frigorífico até utilizar.

Montagem:
Humedecer as duas metades do bolo com a calda de ananás da lata de ananás. Escorrer e triturar grosseiramente o ananás com 3 colheres da cobertura. Distribuir homogeneamente a mistura do ananás por cima da camada do bolo.Posteriormente colocar segunda camada de bolo e humedece-la com a calda do ananás. Cobrir o bolo com a cobertura e levar ao frigorifico. Na altura de servir, decorar com a gosto.

Nota: o bolo não fica muito grande

E no dia seguinte, festa outra vez, na escola com os amigos e mais um bolinho feito pela mãe.


Bolo de cenoura
Ingredientes
6 ovos
150 ml óleo de girassol
150g margarina derretida
3 cenouras médias (300g)
420g farinha com fermento
360g de açúcar
3 colheres de chá de fermento em pó

Cobertura
200g chocolate
1 pacote de natas
1 colher sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar

Descasque as cenouras, corte-as em pedaços pequenos e triture-as em crú com o óleo até ficarem em creme. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme alto e fofo. Junte a manteiga amolecida. Envolva a cenoura.Envolva à mão a farinha peneirada com o fermento. Unte e enfarinhe a forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, a cozer. Passado esse tempo espete um palito para verificar que está cozido.


Cobertura 
Levar ao lume muito baixo uma tablete de chocolate de culinária com uma colher de sopa de manteiga. Conforme o chocolate for derretendo devagar, adicione aos poucos 100 ml de natas e vá mexendo até formar uma textura cremosa e brilhante. Adicione uma colher de sopa rasa de açúcar e mexa mais um minuto.
Deite o chocolate sobre o bolo desenformado espalhando com a ajuda de uma espátula.


À pimpolha mais pequena que já canta os primeiros versos desta música - Tom Jobim

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...