sábado, 23 de junho de 2012

Impossibilidades


M.C. Escher (1898-1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras e litografias que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.


“Confrontando os enigmas que nos rodeiam e considerando e analisando as observações que fazia, terminei nos territórios da Matemática. Apesar de não possuir qualquer conhecimento ou treino nas ciências exatas, sinto muitas vezes que tenho mais em comum com os matemáticos do que com os meus colegas artistas.”                                                              M. C. Escher, 1967



"Apesar do texto das publicações científicas estar geralmente para além da minha compreensão, os desenhos que a ilustram serviram-me não raro para perceber novas possibilidades para o meu trabalho. Deste modo um contacto fecundo pôde ser estabelecido entre os matemáticos e eu próprio.”                                                                            M. C. Escher, 1964


A Volkswagen e a Starbucks usaram algumas das suas litografias com base para campanhas publicitárias.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...