sexta-feira, 29 de junho de 2012
Uma possível conjunção de condições elucidativa da situação do país
"Um povo de cordeiros sempre terá um governo de lobos".
Ditado popular antigo
"Político honesto é aquele que, depois de comprado, permanece comprado."
Simon Cameron
"É muito difícil conciliar política e moral."
Sir Francis Bacon
"A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano."
Voltaire
"Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema."
Ronald Reagan
Carta aberta ao nosso Presidente da República
Vou usar um meio hoje praticamente em desuso mas que, quanto a mim, é a forma mais correcta de o questionar, porque a avaliar pelas conversas que vou ouvindo por aqui e por ali, muitos portugueses gostariam de ver esclarecidas as dúvidas que vou colocar a V/Exa e é por tal razão que uso a forma "carta aberta", carta que espero algum dos jornais a que a vou enviar com pedido de publicação dê à estampa, desejando que a resposta de V/Exa fosse também pública.
Tenho 74 nos, sou reformado, daqueles que descontou durante 41 anos, embora tenha trabalhado durante 48, para poder ter uma reforma e que, porque as pernas já me não permitem longas caminhadas e o dinheiro para os transportes e os espectáculos a que gostaria de assistir não abunda, passo uma parte do meu dia a ler, sei quantos cantos há nos Lusíadas, conheço Camilo, Eça, Ferreira de Castro, Aquilino, Florbela, Natália, Sofia e mais uns quantos de que penso V/Exa já terá ouvido falar e a "navegar na net".
São precisamente as "modernices" com que tenho bastante dificuldade em lidar que motivam esta minha tomada de posição porquanto é aí que circulam a respeito de V/Exa afirmações que desprestigiam a figura máxima do País Portugal, que, em minha opinião, não pode estar sujeita a tais insinuações que espero V/Exa desminta categoricamente.
Passemos à frente das insinuações de que V/Exa foi 1º Ministro de Portugal durante mais de dez anos, época em que V/Exa vendeu as nossa pescas, a nossa agricultura, a nossa indústria a troco dos milhões da CEE, milhões que, ao contrário do que seria desejável, não serviram para qualquer modernização ou reforma do nosso País mas sim para
encher os bolsos de alguns, curiosamente seus correlegionários, senão mesmo, seus amigos. Acredito que esse tempo que vivemos sob o comando de V/Exa e que tanto mal nos fez foi apenas fruto de incompetência o que, sendo lamentável, não é crime, os crimes foram praticados por aqueles que se encheram à custa do regabofe, perdoe-me o popularismo, que se viveu nessa época e que, curiosamente, ou talvez não, continuam sem prestar contas à justiça.
Entremos então no que mais me choca, porque nesses outros comentários, a maioria dos quais anónimos mas alguns assinados, é a honestidade de V/Exa que é posta em causa e eu não quero que o Presidente da República do meu país seja o indivíduo que alguns propalam pois que entendo que o cargo só pode ser ocupado por alguém em quem os portugueses se revejam como símbolo de coerência e honestidade, é assim que penso que nesta carta presto um favor a V/Exa, pois que respondendo às questões que vou colocar, findarão de vez as maledicências que, quero acreditar, são os escritos que por aí circulam.
1ª Questão:
Circula por aí um "escrito" que afirma que V/Exa, professor da Universidade Nova de Lisboa, após ser ministro das finanças, foi convidado para professor da Universidade Católica, cargo que aceitou sem se ter desvinculado da Nova o que motivou que lhe fosse movido um processo disciplinar por faltar injustificadamente às aulas da Nova, processo esse conducente ao despedimento com justa causa, que se teria perdido no gabinete do então ministro da educação, a quem competiria o despacho final, João de Deus Pinheiro, seu amigo e beneficiado depois de V/Exa ascender a 1º Ministro com o lugar de comissário europeu, lugar que desempenhou tão eficazmente que o levou a ficar conhecido
como "comissário do golfe".
Pergunta directa:
Foi ou não movido a V/Exa um processo disciplinar enquanto professor da Universidade Nova de Lisboa?
Se a resposta for afirmativa, qual o resultado desse processo?
Se a resposta for negativa é evidente que todas as informações que andam por aí a circular carecem de fundamento.
2ª Questão:
Circulam por aí vários escritos sobre a regularidade da transacção de acções do BPN que V/Exa adquiriu. Sendo certo que as referidas acções não estavam cotadas em bolsa e portanto só poderiam ser transaccionadas por contactos directos, vulgo boca a boca, faço sobre a matéria várias perguntas:
1ª - Quem aconselhou a V/Exa tal investimento?
2ª- A quem adquiriu V/Exa as referidas acções?
3ª- Em que data, de que forma e a quem vendeu V/Exa as acções?
4ª- Sendo V/Exa um reputado economista, não estranhou um lucro de 140% numa aplicação de tão curto prazo?
3ª Questão
Tendo em atenção o que por aí circula sobre a Casa da Coelha, limito-me a fazer perguntas:
1ª- É ou não, verdade, que o negócio entre a casa de Albufeira e a casa da Coelha foi feito como permuta de imóveis do mesmo valor para evitar pagamento de impostos?
2ª- Se já foi saldada ao estado a diferença de impostos com que atraso em relação à escritura se processou a referida regularização?
3ª- É ou não verdade que as alterações nas obras feitas na casa da Coelha, nomeadamente a alteração das áreas de construção foram feitas sem conhecimento da autarquia?
4ª- A ser positiva a resposta à pergunta anterior, se já foi sanado o problema resultante de obras feitas à revelia da autarquia, em que data foi feita tal regularização e se foi feita antes ou depois das obras estarem concluídas?
5ª- Última pergunta, esta de mera curiosidade, será que V/Exa já se lembra do cartório em que foi feita a escritura?
4ª- Questão
Net, é uma questão que eu próprio lhe coloco:
Ouvi V/Exa na TV dizer que tinha uma reforma de 1300 €, que quase lhe não chegava para as despesas, passando fugazmente pela reforma do Banco de Portugal. Assim, pergunto:
1ª- Quantas reformas tem V/Exa?
2ª- De que entidades e a que anos de serviços são devidas essas reformas?
3ª- Em quantas não recebe 13º e 14º mês?
4ª- Abdicou V/Exa do ordenado de PR por iniciativa própria ou por imposição legal?
5ª Recebe ou não V/Exa alguns milhares de euros como "despesas de representação"?
Fico a aguardar a resposta de V/Exa com o desejo de que a mesma seja de tal forma conclusiva e que, se V/Exa o achar conveniente, venha acompanhada de cópias de documentos, que provem a todos os portugueses que o que por aí circula na Net, não passam de calúnias e intrigas movidas contra a impoluta figura de Sua Exa o Senhor Presidente da
República de Portugal.
A terminar e depois de recordar mais uma das suas afirmações na TV, lembro uma frase do meu avô, há muito falecido, alentejano, analfabeto e vertical:
" NÃO HÁ HOMENS MUITO, OU POUCO SÉRIOS, HÁ HOMENS SÉRIOS E OUTRAS COISAS QUE PARECEM HOMENS".
Por mim, com a idade que tenho, já não preciso nem quero nascer outra vez, basta-me morrer como tenho vivido.
Com os meus melhores cumprimentos.
José Nogueira Pardal
José Nogueira Pardal
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Sistema de numeração dos Maias
O sistema de numeração dos Maias era vigesimal, base 20, baseando-se no facto de termos 20 dedos (10 nas mãos + 10 nos pés). O mais surpreendente é, que foram os primeiros, que utilizaram a simbologia do zero, sistematicamente, como forma de representar um valor nulo. Os símbolos são de 0 a 19 e de fácil interpretação. Os símbolos utilizados são o ponto e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha.
Os números 4, 5 e 20 eram importantes para os Maias, pois consideravam que 5 formava uma unidade (a mão) e o número 4 estava ligado à soma de quatro unidades de 5, formando uma pessoa (20 dedos).
Contar pelos dedos
Contar pelo dedos é uma técnica universal mas a forma como se faz varia de cultura para cultura. Por exemplo: os europeus, o mais provável é começarem pelo dedo polegar da mão esquerda, com o punho fechado, já no Médio Oriente, normalmente, começam, também com o punho fechado, mas no dedo mindinho da mão direita. A maioria dos chineses e dos norte americanos têm tendência para começar com o punho fechado e pelo dedo indicador da mão esquerda. Os japoneses, tipicamente, começam pela mão esquerda, com o punho aberto, baixando o dedo mindinho e depois os restantes.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Leão de Ouro para Siza Vieira
Algumas das citações do júri sobre o seu trabalho:
“Experimentando com as formas da geometria extrema, ele consegue produzir edifícios de grande rigor. Desenvolvendo uma linguagem arquitetónica que é unicamente sua, parece falar para todos nós.”
“os que tiveram a sorte de o ouvir falar sobre arquitetura, usando palavras com uma moderação tão preciosa e precisa como as linhas perfeitas dos seus desenhos, sabem que estes trabalhos não são um produto de um talento convencional mas de uma mente sofisticada exercitada pela confiança do conhecimento e a sabedoria da dúvida”.
Notícia Público
Exposição de Joana Vasconcelos em Versalhes de 19/06 a 30/09/2012
Exposição de Joana Vasconcelos em Versalhes de 19/06 a 30/09/2012
Vale a pena dar uma espreitadela. Carregue no link em baixo.
Peças em exposição e informações
terça-feira, 26 de junho de 2012
Alan Turing (1912-1954)
Centenário do nascimento de matemático, lógico, criptoanalista e o pai da ciência da computação. Dedicou-se essencialmente a criptoanálise e durante a Segunda Guerra Mundial, ao serviço de Inglaterra, desenvolveu vários procedimentos/máquinas para desmantelar os códigos da frota alemã inclusivamente, os produzidos pela máquina Enigma, tendo tido um papel importante na derrota dos Nazis. A seguir à guerra trabalhou para o Laboratório Nacional de Física do Reino Unido onde criou um dos primeiros projetos de um computador de programa armazenado (ACE). A máquina Alan Turing (na imagem) teve um importante papel na criação dos computadores de hoje em dia. Alan Turing era muito influente e considerado um pioneiro no desenvolvimento das ciências da computação e na formalização do conceito de algoritmo, inteligência artificial e computação. Recebeu vários prémios e reconhecimentos pelo seu trabalho, foi condecorado como Oficial da Ordem do Império Britânico e pela Royal Society. O seu mérito e influência ficaram seriamente comprometidas, em 1952, quando foi julgado e condenado por ser homossexual. Aceitou realizar um tratamento hormonal para não ser preso. Nunca recuperou totalmente desta afronta e supostamente suicidou-se, em 1954, após ingestão de cianeto. Em 2009, Gordon Brown, enquanto primeiro-ministro, fez, em nome do governo britânico, um pedido de desculpas formal sobre a forma com Turing foi tratado a seguir à guerra.
Codebreaker - Trailer do filme sobre Alan Turing e mais informações
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Cortiça portuguesa em Londres
Tartarugas gigantes
A tartaruga gigante Lonesome George, a mais conhecida e símbolo das ilhas Galápagos,morreu, hoje, com uma idade estimada de 100 anos, quando se sabe que a sua espécie pode viver até aos 200 anos. Da sua espécie era a última das tartarugas gigantes originárias da ilha mais pequena das Galápagos, La Pinta. Estima-se que ainda existam cerca de 20 000 tartarugas gigantes de outras espécies nas Galápagos. Estas tartarugas têm sido caçadas, pela sua carne, por pescadores e marinheiros chegando à extinção de certas espécies e têm visto o seu habitat ser invadido por vários animais trazidos do continente e muitos turistas que procuram a tirar a foto do ano. No ano passado, as Galápagos foram visitados por cerca de 180 000 pessoas.
Artigo no Guardian
domingo, 24 de junho de 2012
Castelo de ilusões
O castelo construído com peças de Lego apresenta algumas ilusões de ótica, fazendo lembrar Escher. Observe com atenção a foto que se segue e tente descobri-las.
O castelo de Lego, visto de outra perspetiva, permite ver as ilusões de ótica e como elas foram construídas. Grande imaginação e perspetiva de quem construiu, devem estar aqui muitas horas de conceção e implementação.
Inspirações
Os objetos do filme têm todos uma história interessante como por exemplo Sete Pontes de Konigsberg - problema matemático cuja solução originou a teoria dos grafos; os grãos de trigo no tabuleiro de xadrez - problema relacionado com a história do xadrez, algumas das obras e peças de Leonardo Da Vinci, entre outros.
Fica o desafio: encontrem outros objetos e teorias subjacentes e comentem...
sábado, 23 de junho de 2012
Impossibilidades
“Confrontando os enigmas que nos rodeiam e considerando e analisando as observações que fazia, terminei nos territórios da Matemática. Apesar de não possuir qualquer conhecimento ou treino nas ciências exatas, sinto muitas vezes que tenho mais em comum com os matemáticos do que com os meus colegas artistas.” M. C. Escher, 1967
"Apesar do texto das publicações científicas estar geralmente para além da minha compreensão, os desenhos que a ilustram serviram-me não raro para perceber novas possibilidades para o meu trabalho. Deste modo um contacto fecundo pôde ser estabelecido entre os matemáticos e eu próprio.” M. C. Escher, 1964
A Volkswagen e a Starbucks usaram algumas das suas litografias com base para campanhas publicitárias.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Blue Marble II
Algumas imagens do nosso planeta retiradas do site da NASA.
Janeiro 2004 |
Maio 2004 |
Agosto 2004 |
Novembro 2004 |
Pequena diferença
Acrescentaria apenas: praga, ao longo de vários anos, no Governo, variando apenas a espécie e às vezes nem isso. No entanto, parece haver umas mais glutonas e hábeis que outras... o efeito final é o mesmo e está à vista de todos!
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Este fim de semana
para os mais pequenos e não só...- Dia aberto na Tapada de Mafra, atividades gratuitas
- Para saber mais
- Family Party no Expo Salão Batalha
- Para saber mais
A dupla hélice mais conhecida
A molécula do ADN, descrita pela primeira vez em 1953 por Francis Crick e James Watson, é a dupla hélice mais famosa. Os fios de ADN presentes no corpo humano desenrolados têm um comprimento de aproximadamente 1 bilião de quilómetros, o que corresponde a uma distância 7000 vezes superior à distância da Terra ao Sol.
Escadas em caracol?
As escadas em caracol são muitas vezes denominados por escadas em espiral. Uma espiral, definida de uma forma simples e grosseira, é uma curva que gira em torno de um ponto central afastando-se do mesmo. Ao contrário da casca do animal que lhes dá o nome, estas escadas não têm a forma de uma espiral mas sim de uma helicoidal. Alguns exemplos:Escadas helicoidais
1. Escada de acesso a uma casa na árvores em Cedar Creek, Washington
2. Quinta da Regaleira em Sintra
Escadarias em espiral
1. As "Tulip Stairs" na Casa da Rainha em Greenwich, Inglaterra - Espiral.
2. Um das mais antigas escadas em espiral na Grande Mesquita de Samarra no Iraque
Existem também as escadas compostas por 2 helicoidais (duas escadas "entrelaçadas" uma na outra). A mais conhecida é a escadaria do Museu do Vaticano
photo by Hugo Miguel (thanks for sharing)
Belas fotos de escadas em espiral podem ser encontradas no site designswan
|
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Berlinde Azul 2012
A mais recente imagem do nosso planeta, denomidada "Blue Marble", divulgada no site da NASA, onde é visível o Pólo Norte, Europa e a Ásia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)