terça-feira, 27 de maio de 2014

Catequese

"A irmã A. mostrou um powerpoint na catequese sobre o batismo e a M. disse que NUNCA se ia batizar e a irmã ficou hummm ... e disse que era só se ela quisesse mas acho que a irmã não ficou muito contente" - pimpolha mais velha.
Powerpoints na catequese, muito à frente! 
Liberdade de escolha, saber aceitar e respeitar opções diferentes das por nós visionadas, assertividade ... faz falta a muitos! 
Ao contrário da M., a pimpolha mais velha está em pulgas para ser batizada ... Nada a opor, se, e quando ela quiser, mas à sua responsabilidade... Preto ou branco, nesta matéria, sem escalas de cinzento! 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O pai e a mãe - pela pimpolha mais velha

Tesourinho encontrado ao folhear o livro de Português da pimpolha mais velha

O texto sobre o pai foi escrito na aula e o da mãe foi um TPC, que ela me mostrou depois de ter feito, como é norma cá em casa, o que pode ter influenciado, e muito, o que escreveu sobre a mãe! Fiquei curiosa sobre o que teria escrito se o tivesse feito em aula ...

Eu, os meus alunos e o Escher

Explorámos as obras do Escher e depois demos largas à imaginação, eu e eles, utilizando o método do Escher para fazer pavimentações. 
É pena haver pouco tempo, devido à extensão dos programas, às metas curriculares e às n coisas que surgem todos os dias nas escolas, para desenvolver, com alguma regularidade, estas pequenas atividades que me deixam com um sorriso nos lábios ao ver a imaginação e criatividade dos miúdos! 
Os pequenos da casa também adoraram ver os trabalhos dos meus alunos e quiseram aprenderam a fazer mas concluíram "É complicado, dá muito trabalho!" disse a pimpolha mais velha :) 



...


Como fazer pavimentações


A técnica do Escher

Escher in het Paleis

Visitar o museu do Escher, no antigo palácio de inverno da rainha mãe Ema, em Haia era uma das visitas obrigatórias na minha lista. Done! Surprising and a pleasure... as always! Quando a arte se "alia" à matemática pela mão de um visionário com uma imaginação e concepção simplesmente incríveis ...! 













Os magníficos e originais lustres do palácio










As ilusões de óptica ... parece um cubo visto desta perspectiva são apenas segmentos de recta desenhados em 3 paredes (pode ver-se na 2ª fotografia)
 

 


6 anos ... Saga dos bolos tartarugas ninja

6 anos! Sorriso matreiro, não gosta de pintar "perde-se muito tempo", mas gosta, de quando em vez, de desenhar as mil ideias que lhe vão passando pela cabeça, detesta livros de atividades, adora Legos, tem uma imaginação fabulástica, gosta de experimentar e testar os limites, os seus e os dos outros, é espirituoso, gosta de números e de brincar com eles, desafiando, muitas vezes, a mana mais velha, não conhece grande parte das letras do alfabeto, adora correr, mexer na terra, subir às árvores, andar por montes e vales, explorar! Um aventureiro nato, teimoso, torcido, muito, mas, provavelmente, o mais sensível dos três, que disfarça com a sua energia e traquinice. Um pestinha com um coração sensível!
Ao pequeno do meio,
"(...)We’re born with millions of little lights shining in the dark
And they show us the way
One lights up
Every time you feel love in your heart (...)"

"Bolo de cenoura, igual ao da mana, mas com cobertura de ovo kinder" foi o pedido do pequeno do meio para o bolo de aniversário da escola. Pedaços de ovos kinder a decorar o bolo...foi a ideia que nos ocorreu, aproveitando os ovos da Páscoa, e o pequeno ficou todo satisfeito :)!

Bolo de cenoura

Ingredientes
6 ovos
150 ml óleo de girassol
150g margarina derretida
3 cenouras médias (300g)
420g farinha com fermento
360g de açúcar
3 colheres de chá de fermento em pó

Cobertura
100g chocolate preto + 100g chocolate de leite
1 pacote de natas
1 colher sopa de manteiga

Descasque as cenouras, corte-as em pedaços pequenos e triture-as em crú com o óleo até ficarem em creme. Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme alto e fofo. Junte a manteiga amolecida. Envolva a cenoura.Envolva à mão a farinha peneirada com o fermento. Unte e enfarinhe a forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, a cozer. Passado esse tempo espete um palito para verificar que está cozido.


Cobertura 
Levar ao lume muito baixo os chocolates com uma colher de sopa de manteiga. Conforme o chocolate for derretendo devagar, adicione aos poucos 100 ml de natas e vá mexendo até formar uma textura cremosa e brilhante.
Deite o chocolate sobre o bolo desenformado espalhando com a ajuda de uma espátula.


O bolo da festa com amiguinhos da escola dos dois pimpolhos mais pequenos - aos saltos nos insufláveis e afins.





Bolo festivo
Ingredientes
5 ovos
2 dl de sumo de laranja
320g de açúcar
260g farinha
1 colher de chá de fermento

Cobertura
6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água

Bater bem as gemas com o sumo de laranja. Adicionar o açúcar e bater mais um pouco o preparado. Juntar a farinha e o fermento e bater. Envolver as claras em castelo e levar ao forno pré-aquecido a 280º numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha durante cerca de 40 minutos.

Cobertura
Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre, as gemas, o açúcar e a água.



E o terceiro bolo dedicado ao tema: 


Bolo cenoura e amêndoa
Ingredientes:
4 ovos
1 e ½ chávena de chá de açúcar
½ chávena de chá de óleo
Raspa de 1 limão
1 e ½ chávenas de chá de farinha com fermento
7 colheres de sopa de amêndoa ralada
3 cenouras grandes

Cobertura
6 gemas 
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água


Lave bem as cenouras, descasque e coza com um pouco de sal. Escorra bem, com um garfo desfaça as cenouras e deixe arrefecer.
Separe as gemas das claras e bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme.
Junte a raspa de limão, o óleo, a amêndoa ralada e as cenouras trituradas e bata tudo junto.
Bata as claras em castelo e junte, sem bater, alternadamente as claras e a farinha.
Coloque numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e por cima da massa coloque as amêndoas laminadas e polvilhe com um pouco de açúcar.

Cobertura 
Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre, as gemas, o açúcar e a água.


E assim terminou a saga dos 9 bolos de aniversário no espaço de um mês :) 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Os livros e eu


Acima de tudo um prazer, um vício, uma fonte de conhecimento, de experiências, vivências, convivências, um "mundo" onde me "perco" horas a fio ... horas "roubadas" muitas vezes às horas de sono!


"E os que estão perdidos nos seus livros, os que estão encantadoramente absortos e que são encantadoramente desejáveis, esses... bem, esses estão perdidos nos seus livros."
Philip Roth, in A Mancha Humana

sábado, 17 de maio de 2014

Secção Áurea no metro do Saldanha

 :)

Carro dos bombeiros "reciclável"

"O iogurte não é para esse lixo, é para o amarelo das embalagens, ouviste?!" ... Pumba, o caixote das embalagens estava cheio, preguiçosa, apanhada em flagrante pelo besnico que acabou de fazer 3 anos :)  não me safei. Dou a mão à palmatória a moça já percebe de reciclagem :)
"Fazer um meio de transporte com material reciclável" era o TPC da pimpolha mais pequena. A pimpolha mais velha avaliou o resultado final com a sua expressão do momento "Ficou ganda fixe!" 





E no final para aproveitar as tintas

(Pequeno do meio "É a casa da avó, veio o ovni e iluminou o avô!" What???)

Cabine de Leitura

Livros para todos os gostos desde a microbiologia às tartarugas ninjas. Adorei :) Esperemos que a ideia vingue e se "expanda" a outros pontos!





                                                       (Avenida Guerra Junqueiro  - Lisboa)

terça-feira, 13 de maio de 2014

Don´t argue with idiots!

“Never argue with an idiot. They will only bring you down to their level and beat you with experience."

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Filosofia de parede

Nas paredes exteriores da minha escola, como em muitas outras, nota-se as várias camadas de tinta nos sítio onde já foram "apagados" vezes sem conta as assinaturas, os desenhos e afins que vão surgindo ... actos de vandalismo dirão alguns ... Mas sempre que passo não posso deixar de sorrir:
Alguém que cita uma das máximas de Eça de Queirós e bem mais à frente, mas ainda na mesma parede, não sei porquê, talvez pelo traço parece-me do mesmo "artista", poderá não ser, "desenha isto"

Esta sequência faz-me pensar numa transição, provavelmente não muito fácil, entre a fase de criança para a fase adolescente/adulta. Filosofias de vida, de parede, whatever ...
Um aluno meu viu-me a tirar a fotografia, sorriu e disse "Vamos falar disso na aula?" ... "É, isso e inequações, por ordem inversa!" respondi. Não se pode incentivar o vandalismo, já os estou a ver a escrever várias citações para passarmos a vida nisso ... Sou mesmo mázinha mas não convém facilitar!

A autodidata

Fomos dar com a mais pequena assim:
Já domina completamente a técnica de fazer pulseiras rainbow loom apesar dos seus dedos pequeninos. Perguntei-lhe "Quem te ensinou a fazer tão bem e rápido?", levantou os olhos da pulseira que estava a fazer e responde-me com ar de, és mesmo DAAAH - "Aprendi sozinha!" perante o ar abismado dos manos que ainda esboçaram um "Ei, pois, pois...". Fresca, muita fresca esta pequena :)  

Dia da mãe

Aula de Dança Jazz com a pimpolha mais velha.
"Ser mãe é ..." e desenho livre na sala da pimpolha mais nova!










Construir um dedoche na sala do pequeno do meio...



o dedoche do pai é o azul


"o coração de mãe está ligado a cada coração de filho por um fio fininho, quase invisível. E é por causa desse fio que tudo o que acontece aos filhos, faz acontecer alguma coisa no coração de mãe."
                                      in Coração de Mãe de Isabel Martins

As prendas feitas pela pequenada na escola: uma pulseira - pequeno do meio, uma carteira - pimpolha mais nova, porta recados para o frigorífico - pimpolha mais velha.

Um dia cheio de aulas, exames nacionais à porta, fez com que o pai tivesse que substituir a presença da mãe nesta manhã na escola :( a pequenada compreendeu, não ficou triste ou pelo menos não exteriorizou, e no dia seguinte lá foi a mãe apreciar as obras de arte e completar algumas. Pôr os interesses dos filhos dos outros e os deveres profissionais em 1º lugar não é fácil mas preciso e importante ... em dias como este custa e muito!  

À minha mãe e aos meus filhotes :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...